terça-feira, 30 de março de 2010

CASA DE CULTURA







Nesta esquina, antigamente, funcionava uma casa comercial muito conhecida na cidade, chamada Casa Vermelha. Fundada em 1902, a Casa Vermelha era considerada uma das casas comerciais de maior bom gosto e luxo da época, e possuía artigos para homens, mulheres e crianças, além de perfumes, calçados, miudezas, secos e molhados. Várias mercadorias vinham da Europa.
O antigo prédio foi vendido em 1919 para o Banco do Comércio, e demolido na década de 20 para ser construído em seu lugar a sede da agência do Banco Nacional do Comércio. O atual prédio, com tendência positivista, foi inaugurado em 15 de maio de 1929.
Na década de 70, a agência foi desativada.
A Prefeitura adquiriu o prédio na década de 90, durante o governo de Luis Alberto Vargas, e o transformou num centro cultural da cidade. Recebeu o nome de Casa de Cultura Pedro Wayne, em homenagem a este ilustre escritor, jornalista e animador cultural de Bagé, falecido em 1951.
Hoje a Casa de Cultura está continuamente sediando eventos de cultura popular e erudita, regional e universal. Além das manifestações de arte (como desenho, gravura, pintura, escultura, literatura, música, dança, folclore e artesanato), outros temas, como ecologia, fazem parte da vida da Casa de Cultura, que sempre conta com alguma exposição ou evento para presentear ao bageenses e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário