terça-feira, 30 de março de 2010

PARQUE VISCONDE DE RIBEIRO MAGALHÃES - ASSOCIAÇÃO RURAL DE BAGÉ











A Associação Rural de Bagé foi fundada no dia 20 de setembro de 1904, por 95 ruralistas, cujos nomes estão eternamente inscritos na placa de bronze, que foi fixada no salão nobre do Parque de Exposições "Visconde de Ribeiro Magalhães". É considerada como a entidade mais antiga a realizar Exposições Feiras no País. Durante este período apenas nas da 1ª e 2ª Guerras Mundiais, não foram realizadas as mostras em Bagé. Os primeiros estatutos da Rural foram redigidos pelo inesquecível político e diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil.

Foram presidentes da Rural:
Emilio Guillayn, Anselmo Garrastazu, Candido Dias de Borba, Manoel Alves Sarmento, Antonio Nunes de Ribeiro Magalhães, Tupy Martim Silveira, Feliciano Gonçalves Vieira, Vicente Lucas de Lima, Francisco de Paula Pereira, Mario Olive Sune, Antonio Simões Cantera, Manoel Rodrigues D'Athayde, Jose Carrion Moglia, Sylvio da Silva Tavares, Arthur Oscar Loureiro de Souza, Roberto Magalhães Suñe, Osmar Mendes Paixão Cortes, Favorino Thomaz de Bretas Mercio; Mario Freitas da Silveira; Bento Villamil Gonçalves; Carlos Rodolfo Moglia Thompsom Flores; Paulo Gomes Moglia; Luiz Felipe Zambrano Martins da Silva; Gedeão Silveira Pereira; Roberto Zago e atualmente Paulo Ricardo de Souza Dias.

Presidentes Honoráveis:
Joaquim Francisco de Assis Brasil; Candido Dias de Borba;

Sócios Beneméritos:
Eduardo Pereira Cardoso; José Taltibio Nabuco de Gouvêa; Balbino de Souza Mascarenhas; Osmar Mendes Paixão Cortês

Sócios Honorários:
Antônio Maurício de Campos, Geraldo Velloso Nunes Vieira, Décio de Assis Brasil, Bento Pires Dias, Sinval Sebastião Duarte Guazzelli, Getulio Marco Antônio, Celestino Granato Goulart, Carlos Sá Azambuja, Ary Faria Marimom, José Francisco Sanchotene Felice;

Todos se preocuparam sempre em viabilizar e aumentar o prestígio e alta zootecnia das nossas Exposições Feiras. Realizaram inúmeras benfeitorias no Parque de Exposições, tendo de enumerar que na gestão de José Carrion Móglia foi construído o pavilhão central; galpão de bovinos de corte; ovinos e eqüinos, caixa d'água e piscina. Silvio da Silva Tavares organizou e regulamentou a realização de remates; Roberto Magalhães Suñe construiu os dois locais de remates de ovinos e embelezou o parque com o plantio de árvores.

Já, Favorino Thomaz de Bretas Mércio ergueu o moderno pavilhão de remates de bovinos e eqüinos, com capacidade de mil lugares sentados, um dos maiores centros de convenções da região; Mário Freitas da Silveira construiu o módulo comercial onde se alojam bancos e escritórios rurais, rodoluvio e o local para instalação da Inspetoria Veterinária durante os eventos.

Todas diretorias sempre se manifestaram na defesa da classe rural, participando dos momentos políticos e liderando movimentos de caráter municipal, regional, estadual e nacional. Governadores do Estado já estiveram inaugurando as Exposições da Rural: Sinval Guazzeli (1975-1976-1977-19078); Amaral de Souza (1979). Presidentes da República também prestigiaram a festa Agropecuária - Getúlio Vargas, por duas vezes; Castelo Branco, Emílio Medici, Ernesto Geisel. Destaque especial para a gestão de Bento Villamil Gonçalves, construindo novo galpão de eqüinos, galpão para bovinos leiteiros, mangueiras para ovinos e bovinos, asfaltamento de ruas do parque, rede elétrica, lavatório de touros, poço artesiano. Com Paulo Gomes Móglia houve o asfaltamento de uma das principais ruas do parque.

Conservação e melhoramentos vem sendo a palavra de ordem no Parque Rural. Na gestão de Gedeão Silveira Pereira foi cercado o parque com tela e portões e realizado calçamento das mangueiras. O aspecto paisagístico também faz parte do plano dos ruralistas, por esse motivo, todos os anos preocupam-se em plantar árvores e flores, com intuito de embelezar ainda mais esse ponto turístico. O orizicultor Roberto Zago, durante três anos na liderança da entidade, também soube bem conduzir a Rural, com melhoramento da infra-estrutura do Parque e construção da sala de ordenha. Além disso, sempre esteve atuando na luta em defesa do setor.

Entre as comendas que honram a Rural, citamos a Medalha do Pacificador, conferida pelo Exército Brasileiro por serviços prestados, quando aqui esteve instalado o Quartel do 3° Rec. Mec, com diploma recebido pelo Presidente Roberto Magalhães Suñe, em 30 de abril de 1959.

A Associação Rural de Bagé tem sido ao longo dos anos, prestigiada por todas as entidades de criadores, clubes de serviços, escolas, representações de classe, do povo, do comércio e indústria constituindo-se verdadeiro patrimônio da Comunidade.

Nos últimos 20 anos tem se caracterizado com a maior e maior importante Exposição de Reprodutores e Matrizes Rústicas do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário