sexta-feira, 16 de abril de 2010

CAMINHO FARROUPLIHA- BAGÉ


Quer mergulhar na história gaúcha, seguindo o rastro de figuras como Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Giuseppe Garibaldi? O Caminho Farroupilha é um roteiro turístico que permite tudo isso e muito mais.
Dividido em duas partes – Costa Doce e Fronteira Gaúcha (ou Pampa Gaúcho) – o roteiro envolve 12 municípios: Guaíba, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Piratini, integrando a Costa Doce, e Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Rosário do Sul e Caçapava do Sul, integrando a Fronteira Gaúcha.
A Costa Doce é a região ao longo da costa da Lagoa dos Patos e do Oceano Atlântico, na Região Sul do Rio Grande do Sul. Todas as cidades que integram essa parte do roteiro têm como ponto comum a ligação com a Revolução Farroupilha (1835-1845), o fato histórico mais importante da história do Estado.
Já a Fronteira Gaúcha é formada pelos municípios que estão mais afastados de Porto Alegre e que misturam as culturas do Brasil com a dos países da fronteira, em um cenário belíssimo e encantador.
Pontos turísticos
Entre os pontos visitados na Costa Doce estão a Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, o Museu do Charque, em Pelotas (cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, o centro histórico de Piratini, a Casa Gomes Jardim, onde morreu o herói Bento Gonçalves, além do Porto de Rio Grande, um dos pontos estratégicos mais importantes da Revolução Farroupilha.
Na Fronteira Gaúcha, um dos municípios que se destacam é Bagé. A cidade tem vocação para o turismo, e explora bem a paisagem do pampa, a figura típica do gaúcho, os costumes locais e a gastronomia farta campeira. Entre os destaques de Bagé estão a Igreja de São Sebastião, o Palacete Pedro Osório, o Museu da Gravura Brasileira (com acervo de mais de 800 obras), o Museu Dom Diogo de Souza (exibe a caneta que Médico assinou o livro dos presidentes do Brasil), entre outros.
No total, somando as duas partes do roteiro, são mais de 40 quilômetros percorridos e cerca de 13 horas de passeio, todos destacando a importância de fatos e figuras históricas do Rio Grande do Sul.
Uma época bem apropriada para fazer o roteiro é o mês de setembro, quando todos os municípios têm uma extensa programação cultural para celebrar a Semana Farroupilha, que acaba dia 20 de setembro, dia do aniversário da proclamação da República Rio-grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário