sexta-feira, 23 de abril de 2010

Oração do Gaúcho
D. Luiz Felipe de Nadal
Bispo de Uruguaiana

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença do Patrão Celestial.
Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu, a força e a coragem para o entrevero do dia que passa.
Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do Céu.
Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço ao romper da madrugada e ao descambar do sol:
"Tomara que todo o mundo seja como irmão!. Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero para mim".
Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase se querer, em me solto porteira a fora... Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro...mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito!
Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do Céu. Socorre-me, São Pedro, Capataz da Estância Gaúcha. Pra fim de conversa, vou te dizer meu Deus, mas somente pra ti, que tua vontade leve a minha de cabresto pra todo o sempre e até a querência do Céu. Amém.

Ave Maria do Gaúcho
Teixeirinha
Ave Maria do Gaúcho quando ele sai campo a fora Também reza um Padre-Nosso pede pra Nossa Senhora Pra livrar raio e trovoada temporal vem sem demora A chinoca lá no rancho também reza nesta hora Ele apressa sua tropa era boi vamos embora
“Virgem-Santa ouve as preces que ele rezou com fervor/o temporal já se espalha e o céu já muda de cor/ele tira o seu chapéu olha o céu do Redentor/ obrigado Virgem-Santa/obrigado meu Senhor/posso voltar pro meu rancho ver a china meu amor”
Na planície ou na coxilha lá vai um gaúcho andando Muitas vezes numa restinga tem uma cobra esperando No estouro de uma tropa ou um boi brabo avançando Na rodada de um cavalo ou um furacão roncando Pra livrar destes perigos Ave-Maria vai rezando: era boi!
Primeira prenda do céu Santa-Virgem Imaculada Protege o gaúcho andando na coxilha ou na canhada E assim ele prossegue chegar ao fim da jornada Entra no rancho cantando com a bolsa recheada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário