terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bianchetti ganha retrospectiva da carreira em Brasília

por: Cláudio Falcão

Bianchetti ganha retrospectiva da carreira em Brasília
Uma chance de conhecer obras raras de um dos principais nomes do expressionismo brasileiro é durante uma visitação à Câmara dos Deputados em Brasília.
No espaço, acontece até o dia 28 de fevereiro de 2011, sempre entre as 9h e às 17h, uma mostra que reúne 30 quadros do bajeense Glênio Bianchetti, 82 anos. Conforme explica o curador da exposição, Afrísio Vieira Lima, no mínimo, dois quadros de cada década de produção do artista estão disponíveis. As obras são oriundas de vários colecionadores, apreciadores de um talento manifestado na adolescência, ainda em Bagé.Em 65 anos de carreira, Bianchetti trabalhou com diferentes técnicas e procurou ser sempre um ativista social no conjunto de sua obra, há valorização da figura humana em atividades cotidianas. Entre os destaques de sua carreira está, por exemplo, um dos cartazes criados para a campanha das Diretas Já, durante a década de 80. O tema social está presente em trabalhos mais antigos, como na xilogravura sem título, de 1955, em que um trabalhador rural usa seu pilão, os traços são duros assim como é a dureza do trabalho no campo. Outros temas trabalhados durante a carreira são os religiosos, está presente, por exemplo, no quadro sem nome em que Jesus é retirado da cruz após a crucificação. A obra integrava uma série intitulada Via Sacra, exposta na igreja do Centro Histórico de Santa Tereza, mas que foi retirada pelo próprio autor por não fazer parte da sequência real da Via Sacra. A pintura mais antiga da exposição também possui relação com a cidade natal, em óleo sobre tela, ainda na década de 40, a obra apresenta a vista de uma das ruas de Bagé.

Gabinete de Arte**************O quê – Mostra de 30 obras de Glênio Bianchetti
Quando e onde - até o dia 28 de fevereiro no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Aberto para visitação guiada nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. Saída a cada meia hora do Salão Negro. Informações pelo 61 3216 5880.

Nenhum comentário:

Postar um comentário