quarta-feira, 6 de abril de 2011

Inventário arquitetônico enfrenta impasse

No ano passado, durante a Semana do Patrimônio Histórico, foi reforçada a possibilidade de o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) produzir um inventário dos bens materiais e imateriais de Bagé, através da Universidade Federal de Pelotas. A expectativa era de que o trabalho tivesse a duração de um ano, com o custo de cerca de R$ 200 mil, porém, nenhum prazo chegou a ser dado para o início do trabalho.
Em contato com a secretária municipal de Cultura, Roséli Safons, a reportagem apurou que já foi assinado um convênio com a Universidade de Pelotas no ano passado. Mas os recursos ainda não foram liberados pelo Instituto, já que o repasse de verbas foi suspenso temporariamente em função de troca de coordenações. Roséli afirmou, inclusive, que a Secretaria tem cobrado agilidade nos trabalhos, já que o inventário do patrimônio imaterial é de total interesse do município.
Já no caso do patrimônio material também há impasse, mas gerado por outro detalhe, uma visita de coordenação de Brasília, também ainda sem data agendada. Portanto, os trabalhos são complementares, mas independentes e ambos estão temporariamente parados, sem prazo de início efetivo.
Um levantamento chegou a ser desenvolvido pelo curso de Arquitetura da Universidade da Região da Campanha e apontou 20 imóveis de interesse arquitetônico e cultural, entre eles a Catedral de São Sebastião, a sede da Sociedade Espanhola, o solar da Sociedade Espanhola, Hospital da Beneficência Portuguesa, Clube Comercial, Clube Caixeiral, Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Capelas São José e da Santa Casa de Caridade de Bagé, Pórtico, sede da Associação Rural de Bagé, prédio da antiga Usina Elétrica de Bagé, Capela de Santa Thereza, Vila Vicentina, Sociedade Protetora dos Artistas, prédio dos Correios e Telégrafos, Escola Estadual Silveira Martins, Escola Mélanie Granier, Capela do Colégio Espírito Santo, Teatro do Colégio Auxiliadora e Quartel do 3º Batalhão Logístico.


FONTE JM
por: Maritza Costa Coitinho 06/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário