domingo, 5 de junho de 2011

Breve História do Forte de Santa Tecla




O Forte de Santa Tecla teve sua fundação em 1774, no contexto da invasão espanhola de 1763 a 1776. Seu fundador foi o Governador de Buenos Aires, Dom Juan José Vertiz y Salcedo. Dom Juan saiu do Prata com uma guarnição de 5.000 homens, em 1773, com o objetivo de expulsar os portugueses do território gaúcho. Atingiram Santa Tecla, posto avançado de São Miguel das Missões, no início de 1774. Esta fortificação foi construída pelo engenheiro Bernardo Lecocq, que acompanhava Dom Juan, com ajuda dos índios Charruas que viviam na região. Os índios, cansados de batalhar e serem massacrados pelos portugueses, aceitaram ajudar os espanhóis a construir o forte porque em troca receberiam armas de fogo para lutar contra os lusitanos. O Forte era cercado por um fosso de 9 metros de comprimento por 2,5 metros de profundidade, em formato de estrela. Suas muralhas possuíam 3 metros de altura, tendo seus baluartes 5,5 metros de altura. Sua dimensão, tendo como base uma foto de satélite do local, era aproximadamente de 88 metros do lado oeste, 95 metros seu lado leste, 105 metros ao norte e 110 metros ao sul, tendo em seu total 14.175 m² de área. Em forma de um pentágono, suas fundações de pedra e cimento seguravam suas paredes levantadas com leivas de barro socado e construções de pau-a-pique, distribuídas em torno da praça de armas na sua área central. O barranco do rio Negro, que antecede o rio e não a taipa, como alguns autores descrevem, servia-lhe de proteção natural pelo lado norte. Sua importância se dava pela sua estratégica localização, onde de lá, se pode ver o Uruguai a “olho nu”, em seu ponto mais alto, o baluarte San Agustín. Nos outros baluartes, denominados San Miguel, San Juan Bautista, San Jorge e o que fechava a 5ª ponta do pentágono, à beira da ribanceira, San Francisco, era possível, em cada um deles, ver um ponto diferente das fronteiras, tendo assim, uma visão geral de toda a região. Possuíam também, cada um dos baluartes, canhões para defesa do forte.
Anterior a fundação, em 13 de janeiro de 1750, foi assinado o Tratado de Madri, entre Dom Fernando VI da Espanha e Dom João V de Portugal. Este tratado estabelecia que Portugal cedesse a Colônia do Sacramento e as suas pretensões ao estuário da Prata, e em contrapartida receberia os atuais estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (território das missões jesuíticas espanholas), o atual Mato Grosso do Sul, a imensa zona compreendida entre o Alto-Paraguai, o Guaporé e o Madeira de um lado e o Tapajós e Tocantins do outro, regiões estas desabitadas e que não pertenceriam aos portugueses se não fossem as negociações do tratado. Foi nessa época que, para garantir a validade do tratado, partiram de Santos 60 casais para se estabelecer na região da atual Porto Alegre. Esses casais fundaram o então Porto dos Casais. Foi uma primeira tentativa de paz entre os países ibéricos. Este tratado revogou o velho Tratado de Tordesilhas, estabelecido em 1494.
Foram nomeados o Coronel Francisco Antônio Menezes e o Capitão Juan Echvarria, respectivamente Portugal e Espanha, para demarcar os territórios previstos no tratado a mando dos Reis. Em 23 de fevereiro de 1753, chegaram os demarcadores responsáveis pela região do atual município de Bagé, onde, na proximidade de pouco mais de 1km do local que mais tarde foi construído o forte, existia uma pequena igreja, a capela de Santa Tecla. Ali eles foram recebidos por uma guarnição guaranítica comandada por José Sepé Tiarajú que os impediu de avançar pelo território. Assim, o trabalho de demarcação desta região foi suspenso temporariamente, obrigando portugueses a voltar para a colônia e os espanhóis para Montevideo. Era provável, pois em minhas pesquisas os números foram variando de fonte para fonte, que Sepé tivesse ao seu lado em torno de 600 homens, enquanto que os demarcadores, apesar de melhor armados, com armas de fogo, possuíam um Contingente de 100 homens. Após a batalha, a guarnição guaranítica combateu novamente os europeus, desta vez na famosa batalha de Caboaté, em 1756, resultando na morte de seu líder, José Sepé Tiaraju.
Em 23 de março de 1776, após 26 dias cercando o Forte, o sargento Rafael Pinto Bandeira, junto de seu contingente de 1500 homens, derrotou os 200 espanhóis que se instalaram no forte. Antes de sair rumo a Rio Grande de San Pedro, onde também conseguiria a vitória sobre os espanhóis, Pinto Bandeira mandou incendiar e destruir o Forte de Santa Tecla.
O Forte foi novamente palco de desentendimentos nas discussões a respeito de demarcações de um novo tratado, o de Santo Ildefonso, assinado em 1777. Com isso, por seu grande valor estratégico, o primeiro vice-rei do Rio da Prata, Pedro de Cevallos, mandou reconstruir o forte, em 1978.
O vice-rei do Brasil D. Luiz de Vasconcellos e Souza, acerca do progresso das demarcações devidas pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777), informa:
"Com a contradição manifesta aos sobreditos artigos [4, 5 e 6º do Tratado de Santo Ildefonso, 1777] pretendeu o comissário espanhol no progresso das demarcações das principais vertentes do rio Negro e Piraí, que o Forte de S. Tecla, situado dentro do espaço intermédio, ficasse pertencendo à Espanha, torcendo-se e estreitando-se a linha divisória para a parte de Portugal, a fim de ficar salva a pequena distância de três quartos de légua, em que se acha o dito forte, depois de assinalados os limites de ambas as nações. Conserva-se presentemente este forte em tão mau estado, que nada perde [a] Espanha em se arrasar e demolir: os seus parapeitos estão por terra em quase todo o recinto, o seu fosso no nível da campanha, e os seus quartéis mal servem de abrigo a uma guarnição de quarenta homens. A sua construção sempre foi [a] de um forte de campanha ou de registro, com figura irregular pentagônica, composto de três baluartes e de dois meio baluartes construídos de torrão, sem maior resguardo. A única utilidade que alucina aos espanhóis para se conservar o dito forte, se reduz a impedir os contrabandos das inumeráveis cabeças de gado vacum de que abundam aquelas grandes campanhas: mas é certo que existindo semelhante fortificação no meio de uma região deserta, e cruzada além disso de tantas estradas e veredas, para Maldonado, Montevidéu, Missões, Rio Grande e Rio Pardo, nem se podem conseguir aquelas aparentes vantagens, nem também deixarão de ocorrer motivos de discórdia entre os vassalos dos dois domínios, por ficar aquela vigia tão próxima da linha divisória por parte de Portugal, e tão remota e separada das outras povoações pertencentes à Espanha, infringindo-se conseqüentemente as regras mais certas da recíproca segurança, que o mesmo Tratado prescreve. (...) de comum acordo se entrou a demarcar o terreno compreendido entre as vertentes do Ibucuí-guassu até às imediações da falda meridional do Monte-Grande. Então é que conheceu o nosso comissário que, aceitando a nova proposição que lhe fez o seu concorrente, de admitir o curto espaço de légua e meia entre os limites do terreno neutral, se podiam melhor adiantar e estender os domínios de S. M., sem se embaraçar entretanto, com a única objeção de ficar inteiramente salvo e fora dos limites daquelas reservas o sobredito insignificante Forte de S. Tecla, que em qualquer caso de dever ou não existir, não embaraçava o recurso do expediente proposto, e só podia servir de obstáculo para não se verificarem as conhecidas utilidades, que se representavam para Portugal naquela demarcação." (Ofício de 20 de Agosto de 1789. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo IV, 1842. p. 7-9)
E conclui, sobre o assunto:
"Não deixa contudo de fazer algum obstáculo [à demarcação] o dito Forte de S. Tecla, por não exceder ali o terreno neutral a curta distância de légua e meia, ficando posto e aquela vigia em um lugar tão arriscado, e tão próximo à linha divisória, contra a forma estipulada no art. 6º. Mas nem por isso deixou o primeiro marco do lado da Espanha de ficar muito contíguo ao dito forte, que não deixara por esse motivo de vir a ser demolido, como se deve esperar da prevenção com que D. José Varella tem premeditado mudá-lo para um dos três cerros de Bahé, que existem pouco mais de três léguas ao sudeste da linha divisória." (Ofício de 20 de Agosto de 1789. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo IV, 1842. p. 7-9).
Porém, novamente tropas portuguesas, dessa vez do chamado Regimento de Cavalaria de Dragões do Rio Grande do Sul, em 1801, ao comando do coronel Patrício Correia da Câmara, Primeiro Visconde de Pelotas, destruíram definitivamente o Forte de Santa Tecla.
Em 1811, dez anos mais tarde, no sítio histórico do Forte, Dom Diogo de Souza concentrou suas tropas para invasão da Banda Oriental do Uruguai, o que deu origem ao primeiro povoamento da atual cidade de Bagé.

Pesquisas arqueológicas foram realizadas no sítio do Forte nos anos 1970. Para executá-las foram contratados dois profissionais na tentativa desvendar os vestígios do Forte. Um deles era o Arqueólogo da Universidade de Caxias do Sul, Fernando La Salvia, e o outro era o Historiador, Engenheiro e Arquiteto Francisco Riopardense de Macedo, ambos falecidos. A única coisa que nos resta desta intervenção é um pequeno relatório, sem muitas informações que La Salvia enviou ao Sr. Dr. Julio Nicolau De Curtis, na época representante do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Neste relatório, La Salvia discorre que, durante as escavações, foram encontradas as fundações do Forte, comprovando sua existência, também que, na limpeza feita nos dois poços existentes no local, foram encontrados ossos de animais, troncos, rodas de carretas maciças, uma culatra de canhão, pedaços de móveis e outros materiais menores, que eu presumo que fossem objetos pertencentes aos habitantes do forte. Nas escavações foram encontrados, além dos alicerces do forte, material de construção como pregos, restos de ferro, cerâmica, louça e, raramente, descreve ele, porcelana. Todo esse material encontrado por La Salvia não se sabe onde foi parar. O que o governo de Bagé sabe é que, o que estava na residência de La Salvia, sejam documentos ou achados, foi tudo para o lixo. A Família de La Salvia alega, segundo a Secretária de Cultura do Município, Roséli Safons, que, após sua morte, por desconhecimento do que ele tinha em seu escritório, encaixotaram tudo e colocaram para o caminhão do lixo levar. Todos torcemos para que isso não seja verdade e que, em algum lugar, estas peças estejam escondidas ou guardadas. Por esses e outros motivos, a intervenção feita por La Salvia foi considerada "desastrosa" por intelectuais, acadêmicos e moradores da região.
Este ano, fui convidado a também participar da elaboração do Projeto "Parque do Forte Santa Tecla", que visa a preservação e revitalização do sítio arqueológico do Forte. Minha primeira missão, além de desenhar e elaborar o projeto, foi visitar o forte e fazer uma análise de como seria possível uma segunda intervenção arqueológica no local. Perguntei como estavam as ruínas e o sítio e sempre me diziam: "Não tem nada lá!", ou "Não se vê nada". Duvidei, evidentemente destes depoimentos, pois, num sítio arqueológico rico como é o caso do Forte era muito improvável que nada estivesse lá ou nada pudesse ser visto. Nos meus primeiros passos já pude ver, de cara, as fundações do forte e seu contorno. São muito claras as evidências das fundações. Acredito que, fazendo uma nova intervenção arqueológica no local, será possível "emergir" as fundações para que fiquem bem claras para os visitantes do novo parque. Convidei o Prof. Dr. Fábio Vergara, da Universidade Federal de Pelotas, para vir dar seu aval sobre o forte e, ao acharmos uma trilha que levava até o final da ribanceira ao norte do forte, podemos enxergar algo que pode ser uma das maiores descobertas no sítio do forte desde as intervenções anteriores ou até algo que pode ser maior ainda: pedras que provalvemente são as que constituíam as paredes do forte e o local de onde provavelmente eram extraidas! Ficou muito claro para nós que alguns daqueles amontoados de pedras lá embaixo existentes eram pedras que de fato constituíam o forte, empurradas morro abaixo pelos portugueses que tomaram o forte duas vezes ou, talvez, tenham caído com o tempo, naturalmente. Pedras claramente cortadas a mão pelos construtores. Minha esperança, ao longo da nova intervenção é, também, achar objetos dos habitantes do forte ou das guarnições guaraníticas que por ali passavam. Esperamos que no futuro, mais objetos, pedras e fundações sejam encontradas, identificadas e retiradas de baixo da terra ou da ribanceira. O sítio é, sem dúvidas, rico e, praticamente, inexplorado. Sua interação com a comunidade pode e deve ser feita, ao longo deste projeto, podendo até ter muitos dos interessados ajudando voluntariamente os profissionais que ali estarão trabalhando.


Bibliografia:

ALMEIDA, A. B.; AZAMBUJA, O. A.; BARCELLOS, R. T.; BENCHIMOL, A. M. T.; FERREIRA, R. M. G.; LUCAS, Cesar; ZARUVNY, A. C. B.; ZARUVNY, E. B. A saga dos povoadores... e outros contos de Bagé. Porto Alegre: Metrópole, 2005.

BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.

BOUCINHA, Cláudio. Sepé Tiaraju na História de Bagé: os impedimentos do posto de Santa Tecla. Bagé: Arquivo Público Municipal, 2006.

CANDEIAS, Nelly M. F. República Guarani: As ruínas de São Miguel. Disponível em: http://www.jbcultura.com.br/nelly/rguarani.htm. Acesso em: 22/10/2010, às 16:25.

GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.

GIORGIS, L. E. C. O Tratado de Madri: 1750. Disponível em: http://www.terragaucha.com.br/tratado_de_madri.htm. Acesso em: 21 de outubro de 2010, às 17h03min.

IRIA, Alberto. IV Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros - Inventário geral da Cartografia Brasileira existente no Arquivo Histórico Ultramarino (Elementos para a publicação da Brasilae Monumenta Cartographica). Separata da Studia. Lisboa: nº 17, abr/1966. 116 p.

LA SALVIA, Fernando, e MACEDO, Francisco R. Relatório Sintético das Atividades Arqueológicas Realizadas no Forte de Santa Tecla. Caxias do Sul: UCS, 1970.

SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brasil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

TORRES, L. H. O Poente e o Nascente do Projeto Luso-Brasileiro (1763-1777). Rio Grande: Biblos, 2008.

Banco de Dados:

Exército Brasileiro. Operação Santa Tecla. Disponível em: http://www.exercito.gov.br/03ativid/operacoes/tecla/histor.htm. Acesso em: 21 de outubro de 2010, às 17h20min.

2 comentários:

  1. bostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir