segunda-feira, 11 de julho de 2011

Elevador do Imba conclui revitalização do prédio

por: Calvin Furtado

[01h:05min] 12/07/2011 - PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A obra de instalação do elevador, colocação de corrimãos, e de rampas metálicas móveis está concluída.


A intervenção encerra a terceira etapa do projeto de revitalização do prédio do Solar da Sociedade Espanhola, onde funciona o Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Iniciado em 2007, o projeto de revitalização recebeu um investimento na ordem de R$ 400 mil.
O secretário municipal de Coordenação e Planejamento (Scoplan), Luís Alberto Gonçalves Silva, confirma que a empresa responsável pela terceira etapa da obra concluiu os trabalhos há alguns dias. A diretora do Imba, Leila Cadeba, disse que a estrutura já é utilizada em casos de necessidade. “Já temos esta opção para os casos necessários, mas mantemos o controle para que a gurizada não vá brincar no elevador. O importante é que já podemos oferecer a benfeitoria ao público, principalmente em recitais e festivais”, explica.
O secretário municipal de Cultura, Sapiran Brito, lembra da realização do Festival Internacional Música no Pampa (Fimp) durante os dias 20 e 30 de julho. “O fundamental é poder utilizar o equipamento para quem precisar. A estrutura está pronta e é uma ótima notícia para o Fimp”, justifica. No entanto, Brito ressalta que não há programação para uma solenidade de inauguração do elevador e encerramento do projeto de reforma.
A presidente da Sociedade Espanhola (instituição proponente da reforma), Guilhermina Gonzáles, lembra parte da história do prédio. “Primeiro ele seria a sede da Sociedade Espanhola em Bagé, seria ocupada a parte de cima e alugada a área inferior. Em seguida, funcionou ali o Clube Comercial, até a construção da sede própria. Nesse meio tempo construímos uma sede aqui na rua Monsenhor Costábile Hipólito, aí alugamos o solar para o instituto”, explica.
A última etapa da obra foi executada ao custo de aproximadamente R$ 60 mil. Para Guilhermina, a revitalização comprova o bom gosto dos espanhóis em relação à arquitetura. “Para nós é uma vitória, é um prédio tombado que representa a comunidade espanhola. É fruto de um esforço enorme, e o elevador conclui as adequações do prédio para pessoas que tenham essa necessidade”, afirma.




FRANCISCO RODRIGUES

ESTRUTURA: em funcionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário