sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Inventário arquitetônico resulta em mostra de prédios antigos





por: Glauber Pereira

[23h:35min] 15/10/2011 - PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Inventário arquitetônico resulta em mostra de prédios antigos
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp encontra no desenvolvimento urbano da cidade excelente fonte de atividades acadêmicas.

Antoniel Martins/Especial/JM

ORIENTAÇÃO: Marília Barbosa diz que exposição será itinerante


Além da produção publicada em revista, professores e alunos lançarão, durante o Congrega Urcamp, uma mostra com 22 banneres, como resultado de um projeto de extensão em Educação Patrimonial.
Orientadora da atividade, a professora Marília Pereira de Aldovino Barbosa antecipa que o material foi produzido a partir de um inventário solicitado pela prefeitura frente à necessidade de apontar o interesse arquitetônico de prédios históricos da cidade, numa contribuição aos novos parâmetros de desenvolvimento urbano. Desenvolvido em 2009, o projeto catalogou 20 imóveis não pertencentes ao poder público com o objetivo de determinar sua descrição de acordo com os modelos de fichário aprovados pelos institutos de patrimônio histórico e artístico gaúcho e nacional. Construções que fazem parte do dia a dia dos bajeenses e que são reconhecidos há décadas como unanimidades na preferência da população, como o Clube Comercial, Museu Dom Diogo de Souza e o Imba fazem parte da mostra. Depois do Congrega, o material deverá percorrer a cidade em exposições itinerantes

Roteiro turístico
Outro produto que integra as ações de interação entre o curso e a comunidade é a confecção de um folheto turístico para o passeio orientado oferecido pelo Congrega Urcamp de 2011. O material será distribuído aos visitantes inscritos, contendo os principais pontos a serem visitados com orientações de professores. O folder foi montado a partir das principais prédios inventariados pela disciplina de História da Arquitetura, Urbanismo e Arte V, ministrada pela professora Maria de Fátima Schmidt Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário