sexta-feira, 1 de abril de 2011

Semana Crioula está chegando...

• Semana Crioula está chegando, e com ela vem renovado o espírito do gaúcho, com suas tradições, suas lides, seus costumes. Entre os dias 7 e 10 de abril de 2011 o Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães transforma-se em ponto de encontro para quem vive e quem aprecia essa cultura.

• Entre as atividades programadas acontece o desfile, que tem o apoio da Associação de Cavaleiros e Cavaleiras Rainha da Fronteira ( ACRF), e passa pela Av. Tupy Silveira / Sete de Setembro, no sentido norte – sul, derivando a esquerda na rua Oscar Salis rumo ao Passo do Onze de onde seguirá até a Av. Portugal, através desta até o acesso ao Parque Visconde Ribeiro Magalhães.

• O desfile está programado para às 10h, do dia 9 de abril, e parte da esquina entre as ruas Artur Lopes e Tupy Silveira. A concentração ocorrerá a partir das 9h. O horário de chegada no Parque está previsto para às 11h.

• O desfile será julgado sendo avaliados os seguintes itens: posicionamento dos participantes (tanto do conjunto como do posicionamento na concentração e chegada no parque), comportamento, montarias, encilhas, e indumentária. Este julgamento selecionará os Primeiro e Segundo Melhor Desfile da 32ª Semana Crioula Internacional de Bagé, e será premiado com troféu entregue as duas Entidades vencedoras na cerimônia de premiação da gineteada no dia 10 (domingo) na pista principal do Parque.

FONTE SITE DIFUSORA

Bagé receberá sinalização turística

por: Munique Monteiro

[21H:13MIN] 01/04/2011 - TURISMO

Bagé receberá sinalização turística
Dentro da Rota do Pampa, o município de Bagé oferece quatro caminhos turísticos: Farroupilha, Histórico-Arquitetônico, Ecológico e Rural.

Para melhor identificar esses pontos, um projeto de sinalização turística entrará em fase de licitação daqui a duas semanas, e deve ser executado em até 90 dias. O projeto está dentro da proposta da criação da identidade turística da cidade, um dos principais trabalhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Segundo a secretária Magda Flores, mais de 100 pontos receberam placas de sinalização turística, que direcionam e orientam para os principais pontos da cidade. Os recursos para a instalação são do Ministério do Turismo, conquistados através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Luiz Carlos Busato, atual secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado. O valor é de R$235 mil, com contrapartida da prefeitura. Magda acredita que com a sinalização não só o turista será o beneficiado, mas toda a população: “tem gente que mora em Bagé e não sabe divulgar as coisas daqui” observa, dizendo que para quem vem de outras cidades haverá o despertar da curiosidade, além de indicar os pontos turísticos. Outra proposta da secretaria é criar painéis em frente aos pontos turísticos, com informações e mapa do local.
Para uma boa divulgação dos atrativos da cidade, a prefeitura elabora um projeto para criar o primeiro guia turístico de Bagé. O principal objetivo é facilitar a localização por meio de mapas, que mostrarão rotas e roteiros, assim como um guia de serviços. Conforme Magda, a secretaria está tentando viabilizar o projeto, cujo maior problema enfrentado diz respeito à cartografia. Para o coordenador de turismo do município, o guia oportunizará mais informação aos visitantes e agências do setor. Munhoz afirma que o Museu Dom Diogo de Souza é um dos principais atrativos da cidade, assim como o Centro Histórico de Santa Thereza.

Suástica em poste de iluminação causa curiosidade


por: Cláudio Falcão

[23H:54MIN] 01/04/2011 - CURIOSIDADE

Suástica em poste de iluminação causa curiosidade
Um leitor fez contato com a redação do Jornal MINUANO, através de e-mail, e manifestou curiosidade a respeito de símbolos gravados em um luminária.

O fato se refere a um poste de uma residência que apresenta, em suas extremidades, bem onde são fixadas as lâmpadas, as tristemente famosas suásticas. O leitor, curioso, queria saber o que era aquilo. A reportagem fez contato com o proprietário que explicou: “é uma luminária que foi comprada num ferro-velho. É composta de três partes distintas e a de cima já veio com os símbolos. Mas nunca tive a intenção de relacionar com o símbolo usado pelos alemães”. Tem razão o proprietário. Na verdade, a suástica é um antigo símbolo oriental, do qual os nazistas se apropriaram. A diferença entre as duas utilidades está na maneira como os nazistas inverteram o símbolo e fizeram uma pequena rotação à esquerda de seu eixo vertical. Da forma como aparece no poste é exatamente igual à sua representação de cunho religioso no peito de muitas estátuas de Buda.
Bagé pode ficar tranquila, os “nazis” não estão por aqui.


FONTE JM

BARRAGEM DA ARVOREZINHA